Saturday, April 23, 2005

"I love XML"

Antes de mais nada tenho de confessar a minha profunda admiração pela tecnologia XML.
Acho que devemos ver o XML, como o grande lutador pelos direitos iguais entre plataformas, o XML é o Ghandi do mundo informático.

"Aos olhos do XML, todas as plataformas são iguais." by PR

Para começar, se quiserem uma ferramenta para testar WebServices, vejam o link http://www.gotdotnet.com/Community/UserSamples/Details.aspx?SampleGuid=65a1d4ea-0f7a-41bd-8494-e916ebc4159c.
Esta ferramenta gera um proxy dotNet e o cliente do proxy, podem consultar o código gerado, depois podem invocar o webService com um interface simples e intuitiva. Se quiserem podem especificar a mensagem SOAP, para além disso, têm montes de parametros configuraveis, utilização de web Proxy, autorização, escolher o protocolo http post ou get... vejam, vale a pena.

Agora para bater um bocadinho no dotNet, hehe.
Estava eu muito bem a criar um web service simples, em que a variável de entrada de um dos métodos era uma classe com alguma complexidade quando obtive o seguinte erro:
System.IO.FileNotFoundException: File or assembly name
abcdef.dll, or one of its dependencies, was not found.
File name: "abcdef.dll

Pois é, e melhor de cada vez que invocava o web service o nome do dll alterava...que bom...
Até que descobri uns posts engraçados a explicar que o serialização xml de alguns objectos podem gerar estes erros. Podem consultar este e outrso erros comuns na serialização xml de objectos http://msdn.microsoft.com/xml/default.aspx?pull=/library/en-us/dnxmlnet/html/trblshtxsd.asp.

A solução é testar se a serialização xml dos vossos objectos é possível, se não for, devem alterar a estrutura, implementação tipo tentativa e erro, mas para saberem quais são os problemas mais comuns vejam o link.
Para fazerem estes testes, recorram à tool http://weblogs.asp.net/mnolton/archive/2004/12/01/273027.aspx.
Esta ferramenta indica a fonte do problema, saquem logo de uma vez...

Enfim, tinha mais para dizer, mas dói-me a cabeça, mais tarde, escrevo sobre SOAP Extension.


O Presidente da República

No comments: